terça-feira, 2 de abril de 2019

O tempo do sujeito-criança


“Ah, tia, não quero pai viado não!”

Eis que ela, tão vilipendiada e estigmatizada, tinha voz e opinião, mas não apenas isso: tinha também seus preconceitos. Há quem possa querer lhe tirar até esse direito. Ora, não é ela sujeito no mundo como nós todos? Não se constituiu ela num mundo dado, prenhe de intolerâncias? No seu imaginário, líamos: não bastasse ser órfã de mãe viva, abandonada durante toda sua vida, teria ela que se conformar com o primeiro pai que aparecesse? E logo ela que aprendera com a mãe violentadora que o amor bem podia figurar em abuso, mas esse amor aí... não, não, aí já era demais!
Foi ali que entendemos que o tempo do sujeito – especialmente do sujeito-criança – não encaixava no tempo do mundo: nos prazos legais, nas metas de reinserção, nos dados de adoção tardia. Porque não era o caso de não lhe dar o direito de manifestar seu desconforto e até sua recusa discriminatória, mas sim o de lhe fazer pensar sobre o que aquela presença desejosa de paternidade lhe fazia sentir, de lhe fazer ponderar e ressignificar conceitos nodais na sua vida e, por que não?, nos fazer repensar certos conceitos em nossa vida também. O que consiste, afinal, em se fazer família? O que significa dar e receber amor?
Foram nove meses de malabarismo. Simbólicos nove meses de manejo. Entre a criança, o futuro pai e, a parte mais difícil, os operadores de direito que queriam cumprir os prazos legais e carimbar o procedimento como concluído. A primeira, cheia de dúvidas, ansiedades e inseguranças, perguntava, fantasiava, construía e destruía seus castelos de areia pra construir outro e outro e mais outro. O futuro pai, informado sobre cada pedaço de caminhada com sua desejada filha, era pura ansiedade: queria dizer que não havia problemas, que ela havia de se acostumar e de aprender a amá-lo como era, mas logo conseguiu entender que era possível aproveitar aquele tempo para ajudá-la em seus castelos que buscavam um material mais estável e seguro que aquela areia que sempre se desfazia no primeiro vento. Com os últimos, foram incontáveis os relatórios descrevendo o andamento, os procedimentos, o trabalho cuidadoso, e neles registrávamos o mantra: é preciso respeitar o tempo da criança. Repetíamos aquilo em cada novo documento, até que esse mantra foi apropriado por eles e virou, contra a sua própria natureza, ele mesmo um procedimento.
Com o tempo, a criança começou a fazer visitas à casa do futuro pai, casa que em algum momento seria dela também. No primeiro final de semana, perdeu a sandália no pé de goiabeira, deixando lá parte de si e justificando a necessidade de voltar pra procurar. No próximo, os bichos da casa – meio casa, meio sítio – eram seus bichos, a cama de visita era sua cama e ele era seu pai – e ela sequer lembrava da qualificação que lhe dava lá no início, aquela que introduz nosso texto.
Começamos, então, a ventilar sua ida definitiva e como tinha de ser, a angústia crescia dentro de si: angústia de realizar o desejo de finalmente ter uma família, angústia de enfim ter um amor tão diferente do que aprendera a vivenciar ao longo de sua vida. Junto a isso, claro, cresciam as resistências. Testes e mais testes. Propostas, negociações, tentativas de salvaguarda e de garantias. Mantinhamos a conversa. Os operadores continuavam questionando, em um vernáculo sempre mais complexo: “o que é que está faltando?”. Insistíamos no mantra.
Não era ela também sujeito?, repetimos. As ambivalências tomavam conta do seu ser tão pequeno e no entanto tão carregado de histórias de violência e abandono. Será possível um amor assim? E se não for real e duradouro, é possível voltar àquela vida que, nada ideal, é a que eu conheço e vivo desde muito tempo? Era uma vontade ansiosa de ir imediatamente, mas as malas nunca estavam prontas... havia alguma coisa que sempre faltava.
Queria a segurança de ter pra onde voltar, se tudo desse errado. Queria mais ainda a segurança de que jamais voltaria, porque tudo ia dar certo. Não vai, tia? Olhos nos olhos, em meio a todas aquelas pactuações, em meio a todos os questionamentos, restava ali um pedido de que tudo daria certo, até porque tudo sempre já deu muito errado, sua vida inteira.
É preciso respeitar o tempo da criança. O tempo do sujeito, entretanto, não tem tempo – não esse tempo cronológico do relógio da parede que anuncia o passar dos minutos, não aquele do calendário que passa a cada folha arrancada – o tempo do sujeito só acontece, em outra lógica... em outro tempo. Era tempo, então, de deixar o tempo acontecer. Em nove meses, simbolicamente, ela renascia filha do pai viado que, naquele momento, era apenas pai. Pai de amor, pai de recomeço. Pai que lhe ensinaria que o amor é diverso e não violento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida comigo suas impressões